Storytelling é muito mais que história para boi dormir!
O que é e como dominar a arte de contar histórias?
Por mais que você não saiba ainda o que é storytelling, você já teve inúmeros contatos com essa técnica em alta no mundo do marketing digital.
Contar uma história é a maneira mais antiga de transmitir conhecimento entre as gerações. A nossa memória agrupa uma série de fotos que se amarram para uma forma narrativa. Basta parar para pensar e conseguimos lembrar que as palestras mais marcantes que guardamos contam uma história, certo?
Por que não usar essa forma de interagir com seu público-alvo de um jeito diferente?
Story (história) telling (contar) é a arte básica de se comunicar através de palavras, imagens e sons. Simplesmente contar uma história, a sua história ou do seu produto.
Quando você conta uma história autêntica, sua mensagem é percebida como verdadeira. Traz empatia entre sua marca e seu cliente.
Storytelling tem algumas fases, como ter a sabedoria de ouvir e entender o público-alvo. Depois, é preciso aprender sobre a empresa e descobrir sua trajetória pelo mercado, sua história. Fazer com que os clientes se identifiquem com o que está sendo contado é imprescindível para o sucesso da campanha.
Dicas para você colocar em prática e contar uma excelente história:
- Conte histórias apropriadas ao momento e ao público observando a segmentação, como idade, interesses e etc.
- Use o bom humor, mas não leve mais que 20 minutos para contar sua história.
- Varie o tom de voz e as expressões usadas para passar cada sentimento dentro da sua story.
- Usamos o storytelling para alguns objetivos dentro do contexto desejado. Sua história pode influenciar, cativar, persuadir, educar, vender ou causar diversas emoções e impressões no seu público-alvo.
- Use uma maneira simples e objetiva para interagir com seu público.
- Construa um bom título para prender a atenção desde o início.
- Seja verdadeiro em suas histórias, conte como realmente aconteceram.
Boas histórias são:
Divertidas: mantém o leitor interessado no que você está a contar;
Organizadas: seguem uma organização que ajuda a transmitir a mensagem principal e ajuda os leitores a entenderem a sua ideia;
Educativas: despertam a curiosidade e aumentam o conhecimento de quem lê;
Memoráveis: seja por meio de inspiração, escândalo ou humor, boas histórias não saem da mente do seu leitor.
Mostre ao seu cliente os valores e princípios de forma marcante e inteligente. Contar histórias pode fazer mais para sua estratégia do que você pode imaginar. Em apenas um conteúdo você humaniza a marca e atrai o público de maneira muito mais natural. É divertido e pode aumentar o número de clientes e vendas em um passe de mágica.
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