O processo de venda é algo complexo. Levar o cliente desde o primeiro contato com a empresa, seja online ou não, até o pós-venda exige bastante trabalho e muita estratégia. Por isso, ter um planejamento do que precisa ser feito em cada área da empresa é essencial. Em tempos onde a internet está totalmente integrada a praticamente todos os hábitos da nossa rotina e consumo, sem uma boa estratégia de marketing digital, provavelmente, a sua empresa não conseguirá alcançar as metas e o objetivo final com o cliente.
Por isso, montar essa estratégia básica é a primeira coisa que se deve fazer para alcançar o sucesso. E, para ajudá-lo nessa caminhada, montamos abaixo um passo a passo. Confira!
Passo 1: defina os objetivos
É claro que o primeiro passo é saber aonde se quer chegar, qual é o seu objetivo principal com essa estratégia. Ter maior alcance? Conseguir leads (pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa) ? Fidelizar clientes? Converter leads em clientes? Só depois de traçado o objetivo, é possível começar de fato a sua estratégia de marketing digital. Afinal de contas, um plano com conteúdos para converter leads em clientes é totalmente diferente do que quando pensamos em atrair mais visitantes para o seu site, por exemplo.
Passo 2: quais KPIs olhar
KPIs são indicadores de performance, são eles que vão permitir que a sua equipe acompanhe o desempenho ao longo da estratégia digital, como no inbound marketing, por exemplo. Assim, ela saberá o que está dando certo, o que precisa mudar e o que precisa ser melhorado. São muitas as informações e você precisa saber quais delas são relevantes para a sua estratégia.
Digamos que você acabou de lançar o blog da sua empresa e precisa saber se os conteúdos estão realmente cumprindo o seu papel, ou seja, está atraindo visitantes. Então, você quer saber qual o número de acessos que o seu site está recebendo. Nesse caso, o indicador de tráfego no site é o adequado.
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Passo 3: determine o público-alvo e a persona
Atirar ás cegas para todos os lados definitivamente não é a melhor forma de alcançar o sucesso. Essa é uma estratégia que não dá muito certo, é custosa e pouco assertiva, especialmente quando o assunto é a sua empresa. Você precisa determinar em primeiro lugar qual o perfil do seu público-alvo, ou seja, para qual tipo de empresas os seus produtos e serviços serão ofertados, em caso de B2B. Microempresas, pequenas, médias, qual setor e segmento?
Assim como quem nesta empresa é o decisor ou forte influenciador, que você falará durante a jornada de compra dele, esta será a sua persona. Defina características como: idade, sexo, cargo, desafios que ela enfrenta, que tipo de soluções procura, quais assuntos sobre o seu produto ou serviço interessariam e assim por diante.
É muito melhor direcionar os esforços da sua equipe e as finanças do seu empreendimento para os perfis que realmente precisam do que você tem a oferecer.
Passo 4: criação de conteúdo
Agora que alguns dos pontos principais foram estabelecidos é hora de começar a pensar no tipo de conteúdo que a sua empresa vai produzir. Blog posts, redes sociais, vídeos para as redes e canal do YouTube, entre tantos outros estão no contexto de marketing de conteúdo. Cada tipo de material deve ser pensando em como e de que forma deseja atingir quem recebe.
Por exemplo, um e-book é um material muito bom para converter visitantes em leads. Conteúdos de blog topo e meio de funil também são ótimos para atrair visitantes para o seu site. Essa é uma excelente estratégia de conteúdo para uma empresa que deseja maior visibilidade nesse momento.
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Passo 5: escolha as mídias
Em quais mídias você vai interagir com a sua persona? Isso precisa ser pensado para reunir os seus esforços em um direcionamento. Por exemplo, a sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Inicialmente, você pode focar nas que são relevantes para o seu negócio. Por exemplo, tem uma loja de roupas? Então, o Instagram provavelmente é a melhor opção.
Através das redes sociais é possível criar campanhas para segmentar e distribuir seu conteúdo baseado em determinação do perfil (características e interesses), bem como a exata localidade e dentre outros pontos de segmentação no alcance das suas postagens e ofertas.
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