E você? Já ouviu falar em persuasão?
Pois bem, vamos começar falando que persuasão e manipulação são coisas bem diferentes.
Persuasão é a arte de convencer qualquer pessoa de qualquer coisa!
É possível sim convencer outras pessoas a fazerem aquilo que você deseja desde que isso seja bom para elas também.
Já a manipulação vem em um contexto bem diferente.
Manipulação é uma forma de levar outras pessoas a realizar os seus desejos e somente você levar vantagem sobre as pessoas e situações.
A arma secreta para convencer pessoas
Persuasão é a estratégia usada através da linguagem, símbolos e ética capaz de induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude ou realizar uma ação.
Persuasão não está ligada somente a copys. Ela está presente no dia a dia, nas ações que já estamos acostumados a fazer, desde convencer as pessoas de uma ideia ou até mesmo negociar um desconto em uma loja.
Você certamente já influencia as pessoas ao seu redor com argumentos e atitudes. Mas hoje vou te mostrar como você pode potencializar esse argumento persuasivo.
Preparados? Vamos lá!
Guarde isso para sempre. Para convencer qualquer pessoa sobre qualquer coisa é necessário que estude e aprenda o máximo possível sobre a pessoa que você deseja convencer e conheça as suas maiores objeções e preocupações.
A hora certa
É claro que temos que saber a hora certa para usarmos nossas habilidades persuasivas. Caso contrário não surtirá o efeito esperado.
Doe primeiro para depois ser recompensado. Essa regra diz respeito à reciprocidade, um dos gatilhos mentais mais poderosos que temos e que usamos constantemente no marketing de conteúdo nas estratégias digitais. Leia nosso post: “Gatilhos metais!”
Quando alguém está agradecido por você ter oferecido ou ajudado de alguma forma, essa pessoa se sente em dívida em retribuir esse favor. Essa é a hora que você deve entrar com seus argumentos persuasivos, pois a tendência de ser retribuído será na mesma intensidade ou até maior.
Não use seus pontos fortes
Para persuadir uma pessoa você precisa falar “a língua da pessoa”.
Empatia é a entrada do sucesso para convencer pessoas.
Então esteja sempre no lugar do seu ouvinte e imagine como é o que ele gostaria de ser convencido.
O importante não é o que você fala, mas como você diz.
Entenda o comportamento e use a seu favor
Gostamos de escutar nosso próprio nome
Além de reforçar o relacionamento, usar o nome faz com que a pessoa sinta que você não está interessado somente em fechar uma venda ou conseguir algo em seu benefício próprio, mas que também tem interesse por ela enquanto ser humano.
E-mail enviado com o nome da pessoa aumenta o número de cliques e respostas positivas. A personalização do atendimento humanizado na era digital está em alta. Saiba mais como usar esse formato poderoso nas vendas.
Quanto mais fácil, melhor!
As pessoas tendem a ser preguiçosas e a querer tudo facilitado.
É da natureza humana. Se existe o poder de escolha entre o caminho mais fácil e o mais difícil para alcançar o mesmo resultado, adivinha qual será o escolhido? O fácil, com certeza!
Para fazer isso basta dizer exatamente o que eles precisam fazer em seguida. Isso traz a seu cliente ganho de tempo e o problema já resolvido. Colocar um call to action (chamada pra ação) em seus argumentos auxiliam, e muito, o poder de tomada de decisão do seu potencial cliente. “Clique aqui”, “comprar agora”, “sim, eu quero”, são alguns dos call to action usados para induzir a uma rápida decisão e essencial nas estratégias que envolvem landing pages.
O ato de desejar acaba sendo mais prazeroso que possuir.
Quantos produtos já foram lançados meses antes de realmente estarem à venda?
O desejo e a escassez, outro gatilho mental, andam de mãos dadas. Quando lançamos um produto e colocamos limitação na quantidade atrai mais interessados do que acharem que tem quantidades suficientes para todos.
Torna se exclusivo e induz uma atitude quase que instantânea.
Última dica: Para agradar uma pessoa basta repetir o que ela está dizendo em seus próprios argumentos. Mostre que você está prestando atenção e como também sabe o que fazer para melhor ajudá-la.
Comece agora a colocar em prática a persuasão em suas vendas! Continue avançando nos conteúdos e aplicando. Depois nos conte como foram seus resultados!
Vamos adorar ouvir!