Ontem participei de uma reunião. Me foi apresentado os números de conversões que tivemos em uma campanha onde a intenção seria gerar leads.
Pois bem, na conversa, surgiu uma informação de que não havia uma boa equipe de vendas capacitada para fechar negócio com esse cliente captado. E agora? Qual a estratégia que deveria ser usada para que não se perca esse cliente interessado no seu negócio?
Porque devemos investir tempo no e-mail marketing?
Te falo, de antemão, que devemos manter uma comunicação constante com esse lead. Relacionamento. Ele precisa ser acompanhado por algum tempo para que resolva tomar uma decisão de compra. Falamos neste ponto especificamente de duas estratégias fundamentais do inbound marketing: Jornada de compras e marketing de conteúdo.
Quer saber mais sobre o tema?
Leia nosso post: O que é inbound marketing. A metodologia que vem revolucionando os resultados em vendas no marketing digital.
Vamos falar do e-mail marketing. Quase que na proporção de um número de telefone, praticamente todas as pessoas possuem pelo menos um e-mail cadastrado. No meio digital ele é essencial para qualquer cadastro e identificação, como se fosse um registro de CPF do usuário, sem ele você não se registra. A intenção é utiliza-lo para identificar e rastrear o usuário em qualquer assinatura de app, ou ter acesso a algum site ou plataforma. É a base estratégica do marketing digital.
E é a partir disso que o e-mail marketing vai trabalhar a seu favor nas estratégias de vendas, e existe muita técnica envolvida nisto. Temos que saber cada segmento pesquisado, cada preferência e como encaminhar os e-mails de relacionamento na hora certa e no tempo certo, além de muitos outros fatores bem mais avançados.
Vantagens de usar uma ferramenta de e-mail marketing
Está provado que o e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais eficazes que temos atualmente.
Vamos abordar, agora, algumas das principais vantagens em explorar este canal de comunicação.
Baixo custo
O valor de aquisição de uma ferramenta de e-mail marketing é pequeno e acessível, quando comparado com o investimento que é necessário fazer em outros canais de marketing.
Criar vínculos com o consumidor
Os seus futuros clientes gostam de saber que você quer mantê-los atualizados e por perto. E isso serve para os seus clientes atuais e potenciais clientes também.
Existem variadas formas que podemos trabalhar com o e-mail marketing, como: newsletters, envio de promoções de duração limitada, e-mail de boas-vindas e etc. Podemos trabalhar numa estratégia sem ser somente com intuito comercial.
Personalização das relações
O e-mail marketing não precisa ser frio e impessoal. Pelo contrário, quanto mais impessoal e ajustável ao seu cliente melhor.
Como envio de mensagens de “Parabéns” ou de agradecimento pela compra. Ou mesmo graças ao uso do nome do seu contato ao longo do e-mail. São algumas formas de personalizar sua comunicação.
Poupar tempo
Umas das grandes vantagens do uso da ferramenta é que você ganha tempo com todo o processo automatizado. Falaremos em um post futuro sobre automação de marketing, fique conectado em nossas redes. Melhor! Assine nosso newsletter e já teste o poder do e-mail marketing.
Esse tempo você poderá investir em outras tarefas como fazer planejamentos estratégico do seu marketing digital, estar mais presente na empresa e também tirar um tempo para você. O grande fato é que a automação de marketing tem a grande vantagem de retornar (dispara) no momento certo do cliente, sem que você necessite realizar manualmente esse processo.
Essa economia de tempo depende da estratégia de sequências automáticas. Imagine o quão demorado seria para felicitar todos os seus contatos nas datas de aniversários e comemorações anuais. Ou a grande demanda de tempo para enviar manualmente confirmações de compra e novidades a seus clientes.
Veja esse exemplo de um cliente que acaba de comprar um produto seu por meio do seu e-commerce. Você poderá fazer uma configuração de e-mails para facilitar sua vida e agradar muito seu cliente.
1. Enviar um e-mail agradecendo e confirmando o contato e a compra, de modo a criar um vínculo, segurança pelo meio utilizado, empatia e a preparar o terreno para mais vendas.
2. Enviar um novo e-mail depois de poucos dias, sobre os status do pedido dele, deixando-o seguro e afirmando que o os seus e-mails são um canal direto e confiável onde ele acompanhará todas as informações pertinentes. Isto gera grandes taxas de aberturas de e-mail futuras para novos produtos/serviços ou negócios relacionados ao perfil do cliente.
3. Confirmação de entrega. Esse e-mail garante que você está conectado com a realidade dele.
4. Semanas mais tarde, enviar um novo e-mail, solicitando que ele faça um depoimento, por exemplo, sobre a experiencia do produto ou da compra, com uma avaliação. Ou até mesmo com algum desconto, benefício em uma nova compra, iniciando mais um ciclo para conversão.
E aí? Como anda sua relação com seus clientes? Pense nisso e converta muito mais utilizando as técnicas de e-mail marketing!
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