Como definir o seu público-alvo?
Do princípio, público-alvo é aquele público quem você irá direcionar suas campanhas com o objetivo de ter o maior número de vendas. Infelizmente uma grande parte das empresas não dá a devida importância para um mapeamento correto do seu público-alvo. Mas qual a importância de ter um público-alvo bem definido?
Se você acompanha nossas redes, já deve ter lido que um dos principais diferenciais do marketing digital é poder direcionar o seu anúncio para quem se interessa, ou para quem seja mais provável a se interessar no seu negócio. Além de você maximizar os seus resultados, ainda é possível economizar no seu orçamento de campanhas de mídias pagas (Facebook, Instagram, etc...). Parece até propaganda não é mesmo? Mas é totalmente possível começar de imediato a melhorar os seus resultados com economia e eficiência. Inclusive, as empresas líderes de mercado levam muito à sério a definição destes avatares, dando-lhes nomes, idade, profissão e interesses. Um personagem, a Persona.
Mas fique tranquilo que isso é totalmente possível inclusive para você que está começando no seu negócio, ou para você que já tem o seu negócio está começando no marketing digital. Iremos explicar abaixo como você pode começar:
As definições do seu público-alvo
Existem várias maneiras de definirmos o público-alvo, inclusive é um trabalho que pode ser revisado periodicamente e variar de acordo com o produto inclusive, mas podemos começar com 2 princípios básicos: dados de interesse e dados demográficos. O nome parece bastante complicado não é mesmo? Mas fique tranquilo que vamos explicar o que são:
Dados de interesse: são informações relacionadas aos hábitos do seu público-alvo, tais como: assuntos que mais interessam, lugares que frequenta, esportes que pratica, times que torce, hobbys e atividades diversas relacionadas a religião, costumes locais e atividades comemorativas.
Dados demográficos: são informações relacionadas ao local e a pessoa, tais como: idade, sexo, estado civil, profissão, renda, grau de escolaridade, entre outros.
Se você começar do zero e tentando adivinhar qual será o público-alvo que realmente irá comprar seu produto ou serviço, com certeza além de tempo será desperdiçado muito dinheiro, e o tiro não sairá certeiro. Ao invés de procurar um público-alvo, utilize os dados dos seus clientes atuais, assim você saberá quem está comprando, e já terá um excelente ponto de partida, com mais assertividade e probabilidade de resultados. Crie sua base de dados com as principais informações de seus melhores clientes, analise com cuidado e verá que existem muitas características em comum, agrupe-os, pois, usado de forma correta, além de caixa, você aumentará a empatia pela sua marca.
Por sinal este é um ponto muito relevante e essencial na obtenção de resultados, pois a sua estratégia de marketing de conteúdo deverá levar em conta justamente o comportamento e perfil do seu público-alvo. Comunicando-se com ele de acordo com as suas características e necessidades, direcionado ao o que o seu produto/serviço resolve no dia a dia dele, você se torna autoridade no assunto, sendo recomendado e lembrado para a solução.
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Ampliando a busca.
Depois de você ter feito um mapeamento mais aprofundado dos seus atuais clientes, é hora de buscar novos horizontes. Em momento algum você deixará seu público atual de lado, porém você terá resultados ainda melhores descobrindo novos públicos que podem vir a ser os seus clientes. O nome dessa procura é conhecido como: Testes A/B.
Testes A/B funcionam basicamente com um público já definido, que você já deve ter, e um novo público que você testará. Um bom ponto de partida é começar modificando alguns pontos básicos como: idade similar, esportes similares, e área de atuação profissional.
Assim você ficará muito mais atento ao seu público atual e as novas oportunidades que estão surgindo no mercado, porém, isto é uma atividade constante, pois o nosso mundo está em permanente atualização, assim como os interesses do nosso público.