5 Tendências de marketing digital
É natural do ser humano a manifestação do estado de ansiedade para saber o que irá acontecer no próximo ano ou nos próximos tempos. Em especial no mundo dos negócios digitais a velocidade das mudanças é uma constante presente, muitas novidades trazem mais interação, engajamento e mais clientes. Muito bom isso, não é?
Com a tecnologia a nossa disposição e cada vez mais presente em todos os setores, traz a necessidade constante de inovar e solidificar algumas ações que deram certo nos últimos anos e que vem evoluindo.
As tendências orientam as estratégias através de informações sobre o mercado e o comportamento das pessoas.
Para te ajudar nessa busca e seguir a evolução um passo à frente, se possível, selecionamos algumas das principais tendências de marketing digital. Vem com a gente!
Vídeos
Entre as tendências de marketing digital que já estão em andamento, continuam em destaque os vídeos. Isso mesmo, o vídeo marketing continua sendo uma aposta para os próximos anos.
Atualmente, esse formato de conteúdo é o queridinho dos usuários, tanto que o Youtube é a segunda plataforma mais usada para busca no mundo (perdendo somente pro próprio Google).
Mas por que os vídeos seguem em alta?
O formato é atualmente um dos mais versáteis, permitindo diversos estilos, além de estimular o engajamento pela combinação de imagem, som e movimento.
Vídeos normalmente mostram um conteúdo mais fácil de entender e entreter. O formato é o favorito dentro do marketing digital por trazer um retorno sob investimento maior que as outras formas de conteúdo.
Crescimento do volume de buscas por voz
Da forma com que os provedores estão investindo em assistentes virtuais, a inteligência artificial se tornará comum aos nossos olhos e será de extrema relevância na jornada de uma marca e seu usuário.
As buscas por voz mudam um pouco as estratégias de SEO, fazendo com que incorporem comandos de voz para auxiliar na busca orgânica e auxiliar a tática local.
O Alexa da Amazon e o Google Home, foram um sucesso entre os usuários desde 2019. O uso destes dispositivos deverá engajar um forte crescimento e deve se tornar uma das maiores tendências de marketing digital.
Comércio de redes sociais
O comércio digital e as mídias sociais, que estão em crescimento avassalador no meio digital, se uniram para trazer resultados e vendas crescentes para as empresas. Oferecendo oportunidades, facilidades e fidelização da marca.
O Instagram divulgou este ano o Instagram Checkout, que oferece aos usuários a conclusão de suas compras dentro da plataforma. Isso evita que o cliente tenha que logar em outro site ou app para concluir a compra e que acabe desistindo.
Amplie seu foco de ação para incluir a geração Z
O foco sempre foi a geração millenials, até então único, onde as empresas sempre direcionaram seus produtos. Mas a crescente geração Z, que em 2020 completou 25 anos, já esta no mercado de trabalho e tendo sua própria renda. É aí que entra a nova geração de consumidores que desejarão produtos inovadores e com outras propostas. Invista na nova geração Z!
Personalização
Quer uma regra para os próximos anos? Personalize!
Os usuários das mídias estão cansados de anúncios genéricos, sem identidade, que não tem nada a ver com a proposta. O excesso de publicidade incluída em apps e nas redes sociais faz com que o conteúdo relevante fique monótono. Temos que pagar para não ver anúncios, que são despejados a toda hora.
É aí que entra a publicidade personalizada. Com a segmentação do seu público a partir dos dados coletados, você cria conteúdos e anúncios de acordo com a interação desse usuário para entregar a mensagem certa, a pessoa certa.
Inbound Marketing
Fazendo o cliente vir até você.
Popularizado em 2019 nos Estado Unidos através do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, o Inbound Marketing ganhou força rapidamente pelo mundo e se tornou uma das estratégias mais completas e adaptáveis para qualquer tipo de empresa na obtenção de resultados a partir do meio digital.
Através do marketing de conteúdo, a premissa do inbound visa: atrair potenciais clientes, conquistar sua confiança e estabelecer um relacionamento que o direcione para o momento da compra.
Os resultados em vendas e previsibilidade das ações são fantásticos e para qualquer tipo de mercado.
Veja o case da COW junto a Resultados Digitais aplicado para o mercado de tatuagens.
Baixe nosso case:Tatuagem e Marketing Digital
Quer entender mais sobre Inbound Marketing e saber como aplicar ao seu negócio?
Micro momentos
Consumimos cada vez mais rápido as informações que nos é oferecida nas redes sociais, você já reparou isso? A mensagem tem que ser entregue em poucos minutos, e agora em segundos!
As pessoas gostam de compartilhar pequenos momentos e experiências em tempo real e esse envolvimento deixará você e sua marca mais próximo do seu público. Aposte nos micro momentos!
Agora que você já sabe das tendências do marketing digital, curta nossa página e fique sempre conectado!