Produção de conteúdo nas suas redes sociais. Ensinar é o verdadeiro valor.

A produção de conteúdo e um elefante branco. Você já criou seu blog, sua fanpage, convidou clientes e prospects para engajar no seu negócio. Mas a partir de então enfrenta um problema que surte efeito direto na falta de resultados. Produção de conteúdo e o travamento total de ideias.

O que eu vou falar nas minhas redes?

Pois bem, a preocupação é pertinente e essencial  para os objetivos dos negócios na internet. Quase metade dos nossos clientes nos procurou primeiramente por esta dor.

O fato é que marcar presença nas redes se torna diariamente uma tarefa cada vez mais árdua e necessária.

Como ser visto em meio a tanto conteúdo que disputam a sua atenção a cada segundo? Como atrair um cliente potencial disputando a cada página com uma centena de links para uma próxima experiência?

Pois bem, um dos erros mais clássicos que vemos nas mídias das empresas é focar seus esforços com a exclusiva finalidade de empurrar a venda ao cliente através de ofertas, promoções e propagandas diretas.

ENTENDA! Na internet as pessoas tem o controle e querem escolher, avaliar e recomendar aquilo que lhes interessa, não querem propagandas. Ninguém liga a televisão somente para ver os comerciais. Querem informação relevante que faça sentido no momento da sua busca, e a internet é um prato cheio para isto.

A ordem é: ENSINAR.

Eduque a sua audiência com conteúdo sobre o seu produto, sobre como ele realmente pode ajudar a solucionar o problema. Afinal ele foi criado para resolver alguma demanda. Mostre reais benefícios de quem adquire sob a ótica enfrentada pelo cliente, coloque-se no lugar dele.

Ensinar gera autoridade sobre o seu negócio, as pessoas creditam e fazem uma certa advocacia do seu conhecimento, recomendando ou não, se isto faz sentido para ela.  Certo que a recomendação, a indicação, é um dos fatores mais exponenciais para o sucesso no fechamento de negócios e a criação de valor através do ensinamento é um excelente aliado.

Além disso, o ensinamento auxilia o cliente a amadurecer a compra, por muitas vezes nosso atual estágio não está na necessidade imediata de aquisição do produto ou serviço, por isto campanhas de vendas e ofertas diretas não surtem tanto efeito.

Devemos entender que existem diferentes momentos até se chegar ao fim do processo, e por muitas vezes ainda nem identificamos que precisamos do que esta sendo ofertado.

Por fim, procure ensinar baseado na aproximação da realidade com o cliente. Pesquise em comentários, faça exercícios se colocando como um consumidor que vai adquirir o próprio produto e confie na observação do comportamento para dar os primeiros passos à uma produção de conteúdo e construção de autoridade no assunto.